fbpx

COMO ESTÁ A PANDEMIA NA IRLANDA

PARTICIPE DA SEMANA DO INTERCÂMBIO NA IRLANDA | EVENTO GRATUITO
5 de julho de 2020
MENTORIA PARA FAZER UM INTERCÂMBIO NA IRLANDA | Guia Se Vai Bora
5 de agosto de 2020
Show all

COMO ESTÁ A PANDEMIA NA IRLANDA

Imagem: GETTY/ JOHN HOPKINS

No dia 13 de março tivemos nosso último dia de aula presencial em nosso intercâmbio na Irlanda. De lá pra cá começamos também o isolamento social e ficamos até o início de junho em casa, só saindo para ir ao supermercado. Dentro deste período observamos que a maioria das pessoas fizeram a sua parte, apesar de que ainda em março, o governo precisou colocar regras mais rígidas em relação ao isolamento, tendo como obrigatoriedade que cada indivíduo só pudesse sair de casa dentro de um raio de 2Km. 

Em meados de maio o país  iniciou a reabertura programando para 5 fases, a primeira foi iniciada em maio e atualmente estamos na terceira fase de reabertura, com lojas, restaurantes, cafés, hotéis, cinemas, museus e teatros já em funcionamento. Na terceira fase o governo juntou planos da fase 4 também, diminuindo o plano inicial de 5 fases para 4. Agora podemos viajar dentro da Irlanda e viagens internacionais são realizadas em casos essenciais e quando você volta para o país, precisa ficar 14 dias em isolamento. 

No dia 21 de julho foi divulgada a “Green List” uma lista com 15 países que foram liberados para viajar e não precisar ficar em isolamento em seu retorno. Países como Malta e Grécia estão inclusos na lista, mas infelizmente o Brasil não está, porque os países selecionados estão na mesma situação da Irlanda em relação ao Corona ou melhor. Esta lista será revisada a cada duas semanas, mas ainda assim o ministro da saúde Stephen Donelly solicita que os moradores não viajem para turismo “ não queremos que as pessoas tirem férias neste verão”, a ideia é aproveitar o verão europeu dentro da Irlanda.

Confira a Green List aqui.

O uso de máscara passou a ser obrigatório nos transportes públicos e em ligares fechados já que anteriormente  o uso era opcional, era comum ver as pessoas sem usar máscaras mesmo em lugares fechados.

Atualmente a média por dia de novos casos é de 20 e  óbitos em média de 5, mas já tivemos dias sem registrar nenhum óbito. O auxílio do governo continua sendo recebido semanalmente com previsão de término em agosto, quem retorna ao trabalho precisa cancelar pelo site através do site My Welfare e quem ainda está recebendo precisou confirmar a sua elegibilidade no mês de julho.

Nós já estamos trabalhando, mas ainda não retornamos as aulas presenciais, estamos com aulas online e elas são obrigatórias para manter o nosso visto de estudante no país. Há especulação de que as aulas presenciais voltem em agosto, mas ainda não teve nenhum anúncio oficial. Para mais informações sobre a reabertura da Irlanda, acesse os sites abaixo:

https://reopen.europa.eu/pt/map/IRL

https://www.gov.ie/en/publication/e885b2-covid-19-coronavirus-travel-advice/

Também foi lançado um aplicativo para rastrear o COVID-19 no país o

 “ Covid Tracker Ireland”. Podemos baixá-lo gratuitamente e ajudar proteger um ao outro e evitar a propagação do vírus. Mais de 1  milhão de pessoas baixaram o aplicativo após o terceiro dia de lançamento, segundo o site Irish post. A ideia é ajudar na segurança da população quando socializarmos, trabalharmos e viajarmos dentro do país.

Segundo o site do governo irlandês o aplicativo pode:

  • alertá-lo se você tiver mantido contato próximo com alguém que deu positivo para COVID-19
  • aconselhá-lo sobre o que fazer para proteger a si e aos  outros
  • alertar anonimamente outros usuários do aplicativo com os quais você esteve em contato próximo, se o teste for positivo para COVID-19

Baixe o aplicativo aqui

O alerta funciona via Bluetooth avisando aos os usuários que estão dentro de 2m de uma pessoa infectada por mais de 15 minutos. É indicado que independente do uso do Covid Tracker , cada indivíduo continue se prevenindo da melhor forma possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.